Fim do suporte a Engine BDE no Delphi XE7 preocupa!

delphiHoje vou falar um pouco sobre Delphi, mais especificamente sobre uma novidade que me preocupa e também deixa outros programadores em Delphi um pouco receosos. No segundo semestre do ano passado (2014) a Embarcadero lançou o Delphi XE7 e como sempre trazendo várias novidades principalmente no âmbito para desenvolvimento mobile.
 
Até aí nada de mais apesar de possuir uma opinião pessoal sobre esses contínuos lançamentos de versões do Delphi que em certos momentos mais parecem “preparação de miojos”, porque são muito rápidos e acabam se sobrepondo as versões que estão sendo solidificadas no mercado ainda.
  
Nessa nova versão como já vinha sendo anunciado a tempos foi retirado da instalação a suíte de componentes da engine BDE e caso seja necessário existe um instalador separado para essa engine, para quem não sabe essa engine acompanha o Delphi desde de seu primórdios. No início da minha vida como desenvolvedor utilizava o Delphi 5, com certeza usei muito o BDE com Paradox e com ele ganhei meu primeiro centavo com Delphi “nostalgia”. 
 
 
 
 
Depois quando mudei para o Delphi 7 iniciei meus conhecimentos com a engine DBExpress, no começo foi meio impactante mas logo me acostumei, a partir daí utilizei muito o DBExpress no Delphi 2009, 2010, XE.
 
 
 
Mas quando fui para o Delphi XE6 tive que me adaptar novamente, agora com a engine FireDAC e agora com o Delphi XE7 se torna recomendação oficial da Embarcadero uma vez que a engine DBExpress não sofrerá mais atualizações e com certeza em futuro muito próximo também será descontinuada.
 
 
 
Enfim, a questão toda não é o apego com a engine BDE uma vez que a mesma já estava bem ultrapassada, mesmo ainda existindo vários sistemas legados com código fortemente acoplado ao BDE e programadores inciantes postando suas dúvidas sobre como configurar a primeira conexão com BDE diariamente nos fóruns mundo a fora. Ou apego ao DBExpress onde possuo vários sistemas finalizados com essa engine, ou seja, milhares e milhares de linhas de código. 
 
Um ponto interessante nisso tudo é, sempre utilizei os famosos ClientDataSets em conjunto com DBExpress, mas vejo vários artigos hoje em dia repudiando o uso desse componente em conjunto com os componentes FireDAC, pois alegam não existir necessidade do ClientDataSet na arquitetura de acesso a dados porque o FireDAC já realiza esse trabalho. Mas vamos pensar um pouco, não seria mais fácil migrar de engine sempre que usamos o ClientDataSet, pois nossa aplicação possui um código quase que desacoplado da engine de acesso.
 
Mesmo o FireDAC apresentando vários benefícios em relação aos anteriores a questão que fica é a seguinte, “até quando ele vai existir?” 2, 3 ou 4 anos e depois teremos que migrar várias linhas de código para a engine YYYY.
 
Fica essa questão para analisarmos, que fique bem claro que não sou contra mudanças e inovações, mas acredito que elas podem ser feitas de maneira mais leve sem impactar tanto na vida de quem utiliza o Delphi diariamente.
 
Bom pessoal até a próxima …
Post relacionado:  Cliente FTP com Delphi XE6 | Vídeo
Show Buttons
Hide Buttons