5 funções do PHP para trabalhar com data e hora que você precisar conhecer!

Funções PHP data e horaDepois de muito tempo sem escrever nada, decidi falar sobre 5 funções para trabalhar com data e hora no PHP.

Calcular ou formatar datas e horas é uma necessidade muito comum no cotidiano do programador, principalmente se estiver trabalhando com sistemas administrativos.

Nesse post vou demonstrar algumas funções do PHP que facilitam muito nossa vida.

Funções PHP para trabalhar com data e hora

1 – date()

A função date() é uma verdadeira mão na roda, por padrão ela recebe um parâmetro string com formato que queremos formatar data e hora local e retorna uma string.

Mas se passarmos um segundo parâmetro com valor timestamp, esse valor será formatado.

Exemplo:

 

2 – strtotime()

A função strtotime() retorna um valor timestamp no sucesso ou valor booleano “false” em caso de falha, ela traz algumas variações no primeiro parâmetro que acabam passando uma impressão de complexidade para ser usada.

Essa função recebe uma string no primeiro parâmetro contendo data/hora, os valores aceitos estão explicados em Formatos Data e Hora.

O segundo parâmetro é opcional e pode ser um timestamp que será usado para calcular a data com base no primeiro parâmetro.

Exemplo:

 

3 – date_parse()

A função date_parse() retorna um array() associativo contendo informações detalhadas sobre a data e hora passadas como parâmetro, caso ocorra um erro será retornado um valor booleano “false”.

Exemplo:

 

4 – checkdate()

A função checkdate() retorna uma valor booleano se a data passada como parâmetro for válida no calendário “Gregoriano”.

Exemplo:

 

5 – getdate()

A função getdate() retorna um array() associativo com informações a partir do parâmetro “timestamp” que é informado na função.

Exemplo:

 

Bônus classe DateTime PHPDica Bônus

Apesar do PHP possuir diversas funções para se trabalhar com data e hora, ainda podemos usar um pouco de orientação a objetos com a classe DateTime() que implementa a interface “DateTimeInterface”.

A classe “DateTime()” possui alguns métodos que também ajudam na manipulação de data e hora no PHP, basta instanciar um objeto e começar a usar como nos exemplos abaixo:

1 – DateTime::add() serve para dicionar um intervalo de tempo em um objeto DateTime:

Post relacionado:  PDO - conexão seguindo padrão Singleton no PHP

 

2 – DateTime::format() serve para formatar uma data baseada no formato passado como parâmetro, semelhante a função “date()“:

 

3 – DateTime::diff() serve para capturar a diferença entre 2 objetos DateTime:

 

Conclusão

Bom pessoal, nesse post demonstrei 5 funções do PHP para trabalhar com data e hora e ainda escrevi um pouco sobre a classe DateTime do PHP que também tem suas utilidades.

Vou tentar escrever um post por mês pelo menos, mas a demanda de projetos anda muito complicada.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Se você gostou compartilhe esse post nas redes sociais, ajude o blog DevWilliam a crescer!

Show Buttons
Hide Buttons