Consulta simples utilizando PDO no PHP

pdo-simplesOlá pessoal, dando continuidade na série de artigos e dicas sobre PHP com PDO, vou demonstrar hoje como realizar uma consulta no banco de dados MySQL utilizando PDO.
 
Para esse artigo será utilizado a classe de conexão no padrão singleton que foi postado em um artigo anterior, nesse link classe de conexão PDO.
 
 
 
Uma vez que já temos configurada uma conexão com o banco de dados é bem simples executar um SELECT na tabela, para esse exemplo estamos simulando a seguinte estrutura de tabela:

Segue abaixo o código PHP para consulta:

Agora vamos as explicações:
 
1- Inicialmente estou atribuindo uma conexão válida a variável $pdo através do método estático getInstance(), essa classe já foi explicada anteriormente em outro artigo.

 

Post relacionado:  Aprenda como fazer Upload de imagens usando AJAX e PHP sem Refresh na Página

2 – Atribui uma instrução SQL de consulta simples para variável $sql.

 
3 – Solicita ao PDO que prepare essa instrução SQL, o retorno caso seja bem sucedido será um objeto PDOStatement, caso ocorra um erro será retornado FALSO ou um objeto PDOException.
Essa prática tem várias vantagens talvez a mais importante seja evitar ataques de SQL INJECT, dessa maneira também não é necessário passar os parâmetros para condições WHERE manualmente, nesse exemplo não estamos passando parâmetros.

 

4 – Executa a instrução SQL.

 
5 – O retorno é atribuído a variável $dados, na forma de uma array de objetos, por isso é passado o parâmetro PDO::FETCH_OBJ.

 
6 – Por último os dados são exibidos usando um loop foreach() para percorrer a array $dados, observem que para acessar o conteúdo dos campos temos que usar ‘->’  sinal de acesso a atributos e métodos de um objetos, esse sinal é necessário porque solicitamos que o retorno da consulta fosse passado para variável $dados na forma de uma array de objetos.

Talvez inicialmente muitos possam achar complexo, mas eu garanto que tudo na vida é questão de costume, utilizar PDO em aplicações WEB pode trazer flexibilidade, velocidade e segurança também.

No próximo artigo vamos executar uma consulta passando parâmetros na prática.

Post relacionado:  Consulta - Sistema de Cadastro com PHP + PDO e MySQL

Bom pessoal até a próxima ….

Tags:
Show Buttons
Hide Buttons