Dica para iniciantes, entenda qual a diferença entre Aspas e Apóstrofos no PHP
O tema de hoje gera muita dúvida, diferenças entre aspas e apóstrofos no PHP.
Inicialmente pode parecer um assunto para iniciantes mas não se enganem!
Já presenciei instrutores de cursos PHP não sabendo explicar para o aluno qual a diferença entre usar aspas e apóstrofos para delimitar strings no PHP.
Aspas x Apóstrofos
Primeiro temos que fixar que aspas (popularmente conhecida como aspas duplas) são representadas dessa maneira “ e os apóstrofos (popularmente conhecido como aspas simples) são representados dessa maneira ‘.
1 2 3 |
$variavel = 'Texto da variável'; $variavel = "Texto da vairável"; |
Diferenças aparentemente tão sutis e que passam desapercebidas no dia a dia, mas para o PHP são muito importantes pois conforme o delimitador de string informado o PHP irá processar de forma e velocidade distinta esse conteúdo.
Outros posts sobre PHP que podem interessar:
Corrigir charset em páginas PHP
Requisições com a biblioteca cURL no PHP
10 pegadinhas PHP escondidas na linguagem
Por que o PHP interpreta diferente Aspas e Apóstrofos?
Apóstrofos (‘)
No PHP strings delimitadas com apóstrofos são consideradas simples e com poucas opções para escape de caracteres (somente aceito apóstrofo ‘ e barra \) além de não interpretar variáveis.
Essas limitações exige menos esforço do PHP para processar essa string, basicamente se quisermos utilizar apóstrofos e barras dentro dessa string temos que usar uma contra barra “\” antes do carácter desejado.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 |
echo 'Usando barra \\ no texto'; // Imprime Usando barra \ no texto echo 'Usando apóstrofo \' no texto'; // Imprime Usando apóstrofo ' no texto $nome = 'devwilliam'; echo 'Blog $nome'; // Imprime Blog $nome |
Aspas (“)
Quando uma string é delimitada com aspas as possibilidades para escape de caracteres aumentam além da interpretação de variáveis também ser possível.
Dessa maneira sempre que o PHP processar essa string, ele vai checar se existem caracteres de escape e também vai procurar por identificadores (nome de variáveis) dentro dessa string.
Por esses motivos fica óbvio que esse processamento tende a ser mais lento do que strings delimitas com apóstrofos.
1 2 3 4 5 6 |
echo "Usando aspas \" no texto"; // Imprime Usando aspas " no texto $nome = 'devwilliam'; echo "Blog $nome"; // Imprime Blog devwilliam |
Abaixo listagem das possibilidades para escape de caracteres com a utilização de aspas:
Dicas!
1 – Quando não for necessário escapar carácteres ou interpretar variáveis delimite strings com apóstrofos.
2 – Uma boa prática é delimitar com chaves {} variáveis quando estiverem dentro de strings delimitadas com aspas, as chaves identificam onde inicia e onde termina o nome da variável, facilitando a vida do interpretador PHP.
1 2 3 |
$nome = 'william'; echo "Meu nome é {$nome} ..."; // Imprime Meu nome é william ... |
Bom pessoal nesse post demonstrei basicamente como aspas e apóstrofos são interpretados de maneira diferente pelo PHP e como podemos auxiliar o interpretador identificando variáveis com chaves ou trabalhando com strings simples delimitadas com apóstrofos, sempre que possível.
Para o leitor que deseja conhecer mais sobre interpretação de strings no PHP aconselho visitar a documentação oficial.
Se você gostou desse post compartilhe nas redes sociais, até a próxima …