Exibir erros no PHP durante o desenvolvimento | Dica

Exibir erros no PHP durante o desenvolvimento | DicaDica rápida de como exibir na página as mensagens sobre erros no PHP setando diretivas no próprio script.

Durante a fase do desenvolvimento de sistemas em PHP é muito comum ocorrerem erros, mas na maioria das vezes esses erros não são exibidos na página em questão, somente uma página em branco é retornada, dificultando o entendimento do problema.

Por padrão o arquivo de configuração php.ini não habilita a exibição de erros, setando a diretiva display_errors = Off.

Outro ponto importante é a diretiva error_reporting que define qual o nível de avisos e erros no PHP que serão exibidos, essa diretiva também vem configurada no arquivo php.ini geralmente com a constante E_ALL.

Existem várias opções de constantes para definir os níveis de erro para diretiva error_reporting, na documentação oficial é possível obter a listagem completa de constantes aceitas. Geralmente usamos E_ALL porque exibe praticamente todos os avisos e erros que possam ocorrer no script.

Configuração para exibir erros no PHP

Precisamos apenas setar essas configurações no topo do script que estamos trabalhando, primeiro informando a constante com o nível de erro e depois usamos a função ini_set() para setar um valor de configuração, nesse caso habilitando a diretiva display_errors:

Vale lembrar que essas diretivas são válidas apenas para o script em que foram setadas, se houverem erros em outros scripts que não possuam essas diretivas eles não serão exibidos.

Não aconselho a efetuar essas modificações para exibição de erros no PHP direto no arquivo php.ini até porque a exibição desses erros só é interessante durante a fase de desenvolvimento, após liberar para o usuário final é correto desabilitar essas diretivas.

É isso pessoal, nessa dica rápida demonstrei como configurar os scripts para exibir mensagens sobre erros no PHP, se vocês gostaram dessa dica compartilhem nas redes sociais abaixo!

Post relacionado:  Validar período entre Datas com JavaScript | Dica

Até a próxima …

Tags:
Show Buttons
Hide Buttons