Parte 1 – PHP BASIC

PHP BasicOlá pessoal, hoje vou iniciar a série de artigos preparatórios para certificação do PHP 5.5, falando sobre os tipos de comentários suportados e um pouco sobre a sintaxe básica (PHP script tags) do PHP, colocando exemplos.
 

 Tópico PHP Basic

 
Comentários

O PHP suporta 3 tipos de comentários.
1 – Colocando 2 barras ‘//’ no início da linha, exemplo:

 
2 – Colocando barra seguida de asterisco no início da linha e finalizando com asterisco e barra no final, pode ser utilizado em múltiplas linhas:

 

3 – Colocando o “jogo da velha” # no início da linha:

Observação: Existem vários livros que não mencionam o terceiro tipo de comentário ‘#’, mas existe sim e o leitor pode conferir na documentação oficial do PHP.

 
PHP script tags

Existem 4 formas de iniciar bloco de código PHP.

1 – PHP script tags padrão

 

2 – PHP script tags curtas

 

3 – Formato script

 

4 – Asp tags, não é encorajado seu uso, para utilizá-la é necessário ativar a configuração asp_tags no php.ini.

Observação: Existe também uma forma de script tag curta <?=?>, por motivos de portabilidade de código fonte, não é aconselhável utilizar esse tipo. Geralmente essa script tag tem que ser habilitada na configuração short_open_tag no arquivo php.ini, mas quando enviamos nosso código para um servidor externo, geralmente não temos acesso a alteração do php.ini.

Post relacionado:  Dica para iniciantes, entenda qual a diferença entre Aspas e Apóstrofos no PHP

Bom pessoal, encerro essa primeira parte sobre PHP BASIC, no próximo artigo vamos falar sobre operadores disponíveis no PHP. É válido ressaltar que existem mais informações pertinentes aos assuntos listados nesse artigo, aconselho o leitor a sempre procurar no mínimo 3 fontes de pesquisa para fixar bem o conceito.


Até a próxima …

Show Buttons
Hide Buttons