PHP 7 – Liberado primeira versão Alpha | Dica

PHP 7 - Liberado primeira versão Alpha | DicaPara os programadores e curiosos em PHP, foi lançada versão alpha do PHP 7 na semana passada (11/06), recheada de novidades e correções de bugs.

Essa nomenclatura PHP 7 pode surpreender os mais desavisados porque atualmente estamos na versão 5.6, teoricamente a próxima versão seria a 6. Até existiu um PHP 6 rodando como teste, mas aparentemente com vários bugs. Por esse motivo e o temor da confusão que poderia ser gerada lançando livros “PHP 6”, sendo que já existem livros com o mesmo título mas lançado na época do “PHP 5.2”, ficou decidido pelo núcleo do projeto através de votação (58 a 24) pular essa versão.

Ainda estamos muito longe da versão final Stable do PHP 7, abaixo segue o cronograma de lançamento das versões para teste:

Cronograma PHP 7

 

Features do PHP 7

Estão sendo adicionadas várias features durante a fase de desenvolvimento do PHP 7, talvez uma das features que chame mais a atenção seja a “promessa” de mais velocidade em relação ao PHP 5.6, a equipe faz questão de citar isso na listagem principal. Nessa página é possível ver quantas propostas estão sendo submetidas a votação para implementar mais melhorias

Abaixo cito algumas features mas o leitor pode verificar a lista completa nessa listagem:

  • Performance, PHP 7  chega a ser duas vezes mais rápido que o PHP 5.6
  • Melhorias no suporte 64 bits
  • Operador Null coalesce (??)
  • Operador de comparação combinado (<=>)
  • Declarações de tipo escalar
  • Classes Anônimas

Deprecates

A listagem de extensões não portadas e marcadas como deprecates no PHP 7 também é grande, como sempre lembro nos fóruns que participo da extensão mysql_ que foi marcada como deprecate no PHP 5.5 mas ainda contínua sendo utilizada por diversos programadores, nessa listagem é possível identificar as extensões.

Post relacionado:  Detalhando upload em PHP com detalhes e passo a passo

Bom pessoal nesse post demonstrei algumas novidades que podem ou não ser incorporadas ao PHP 7, isso porque ainda estamos longe do lançamento da primeira versão estável. Quem tiver interesse em conhecer, a versão alpha pode ser baixada nesse  link para linux, sempre lembrando que não é aconselhado colocar essa versão em produção.

Se você gostou desse post compartilhe nas redes sociais, até a próxima …

Tags:
Show Buttons
Hide Buttons