Campanha – Programadores Leiam as Documentações

Programadores-Leiam-as-DocumetaçõesOlá pessoal, o post de hoje não tem objetivo técnico mas quero lançar uma campanha para que os programadores leiam as documentações técnicas de suas ferramentas, linguagens, serviços ou etc.  

Tenho presenciado em discussões e respondido em alguns fóruns pela WEB dúvidas tão “simples”, que só me leva a pensar que estão surgindo profissionais de programação com uma “preguiça” fora do normal.

E quando eu uso o termo forte “preguiça” é isso mesmo, tem gente que se pudesse evitaria usar o Ctrl+C ..Ctrl+V para evitar a fadiga!

Hoje em dia temos internet praticamente o dia inteiro, no celular, tablets, notebooks e etc., o Google praticamente lê nossa mente quando estamos pesquisando sobre algum assunto, mas ainda assim vejo programadores com uma “inhaca” de pesquisar impressionante.

Maior é a preguiça ainda de ler documentações, se for documentação em Inglês aí piorou, o cara começou a programar ontem e hoje quer desenvolver um sistema administrativo sem ao menos saber a diferença entre PHP e HTML .. rsrsr, muitos estão dando risada mais é isso mesmo caros leitores.

Ninguém nasce sabendo a programar, aprendemos lendo, testando, errando e acertando, mas vejo uma geração querendo código pronto, eles postam que são novatos e estão aprendendo mas esquecem que o aprendizado passa por pesquisar, ler e práticar.

Preguica-Capa

A linguagem PHP onde atuo com mais frequência é um exemplo clássico disso, o cara tá jogando vídeo game de repente acorda para vida e quer montar uma rede social com PHP, vai no seu notebook e posta em algum fórum da vida “Como montar uma rede social com PHP”, sem ao menos ter lido sobre lógica de programação.

Documentação Oficial PHP

 

No Delphi é pior ainda, já vi casos da pessoa mal sair do “Turbo Pascal” e querer desenvolver um sistema de vendas com PDV, sem ler uma linha da documentação!

Post relacionado:  Desde quando Desenvolvimento de Software se tornou obra assistencial!

Documentação Oficial Delphi

 

HTML é outro problema, apesar de não ser considerada uma linguagem de programação e sim de marcação, surgem também casos onde a pessoa acorda querendo desenvolver uma página em HTML5 e responsivo ainda, mas leitura sobre o assunto nem pensar!

Documentação Oficial HTML

 

Chegamos no Banco de Dados geralmente o mais utilizado é o MySQL, surgem perguntas como se executa um “SELECT”, “INSERT” e etc., esses são conhecimentos básicos de um programador, mas nada de ler a documentação é melhor achar um lugar para Ctrl+C ..Ctrl+V.

Documentação Oficial MySQL

 

Recentemente finalizei um sistema de PDV para o estado de São Paulo com emissão de cupom fiscal eletrônico conhecido como SAT CF-e, tive que ler e ainda contínuo lendo tanta documentação sobre isso que vou deixar o link desse material para o leitor ter noção da quantidade.

Documentação SAT CF-e

 

Outro exemplo dos mais simples, o programador precisa implementar uma consulta de CEP em seu cadastro usando PHP, com certeza é mais fácil pegar pronto e copiar do que ler a documentação do WebService.

Documentação WebService Consulta de CEP

 

Bom pessoal citei algumas documentações que uso diariamente, mas não posso deixar de falar sobre a excelente Documentação do SQL Server e também do Framework .Net , quero deixar bem claro que não estou generalizando, existe sim muita gente boa inclusive temos desenvolvedores que não são da área mas aprendem a programar porque não tem preguiça de ler e praticar.

Fica a dica, leiam as documentações oficiais com elas podemos aprender muito mesmo, muitas vezes usamos determinadas funções com certos parâmetros sem ao menos saber o porque, basta ler a documentação!

Post relacionado:  10 Boas Práticas de Programação

Até a próxima ….

Show Buttons
Hide Buttons