Validar período entre Datas com JavaScript | Dica

Validar período entre Datas com JavaScript | DicaPessoal hoje vou demonstrar como validar um período entre datas com JavaScript, a ideia é receber uma data do usuário e verificar se ela está dentro de um período aceito de dias.

Como exemplo imaginem um sistema de vendas onde temos que preencher a data de vencimento da primeira parcela de uma determinada compra, essa data não pode ultrapassar 30 dias da data atual. Temos que validar se a data da primeira parcela está dentro de um intervalo aceito, caso não esteja informar para o usuário esse erro.

Nosso HTML será  bem simples, contendo apenas um campo para informar a data e um botão para disparar a função que vai validar se o período entre a data informada e período em dias é aceito, abaixo o HTML.

 

Datas com JavaScript

Abaixo temos o script custom.js contendo a lógica JavaScript, basicamente nesse exemplo estou atribuindo ao evento click do botão a função verificaData(), essa função captura a data informada e junto com período que desejamos verificar “30 dias” passa como parâmetro para função isDataValida().

 Vamos aos pontos que merecem destaque na função isDataValida():

1 – A função isDataValida(data, periodo) recebe 2 parâmetros, primeiro parâmetro é uma data no formato “dd/mm/yyyy” o segundo parâmetro é um valor indicando o período em dias.

Post relacionado:  GREP - pesquisar palavras e arquivos no linux | Dica

 

2 – Como recebemos a data no formato “dd/mm/yyyy” temos que fragmentar dia, mês e ano para posteriormente passar esses parâmetros para o objeto Date.

 

3 – Criei um objeto do tipo Date e passei como parâmetros dia, mes e ano para alimentar o objeto dataUsuario.

 

4 – Com outro objeto dataLimite adicionamos o período em dias, esse objeto basicamente vai conter a data atual mais os 30 dias passados como parâmetro no exemplo.

 

5 – Agora ficou fácil, como temos 2 objetos Date podemos comparar as datas chamando o método getTime() que retorna um valor em milisegundos.

 

Testando nossa validação, primeiro informando a data “01/08/2015” com período de 30 dias, a data de execução desse teste “02/08/2015”, então a data passada é válida.

Data Válida

Testando data inválida, primeiro informando a data “01/10/2015” com período de 30 dias, a data de execução desse teste “02/08/2015”, então a data passada é inválida.

Data InválidaBom pessoal nesse post demonstrei como podemos validar um período entre datas usando JavaScript puro, existem diversas aplicações e melhorias que podem ser aplicadas para esse código. Para o leitor que tiver curiosidade em conhecer todos os métodos do objeto Date do JavaScript, esse link possui mais informações.

Post relacionado:  Corrigir charset em páginas PHP

Se você gostou desse post compartilhe nas redes sociais, até a próxima.

 

Tags:
Show Buttons
Hide Buttons