Ativar e Desativar módulos Apache no Ubuntu | Dica

Visite nosso blog parceiro Ubuntu para Programadores

Ativar e Desativar módulos Apache no Ubuntu | DicaDica rápida para ativar e desativar módulos Apache na distribuição Ubuntu via terminal de comandos. É muito comum a necessidade de ativar um determinado módulo em nosso servidor WEB Apache, principalmente quando precisamos trabalhar com url amigáveis, configurar cache usando o arquivo .htaccess e várias outras funcionalidades.

Objetivo dessa dica não é detalhar os módulos e suas devidas funções, se o leitor quiser conhecer melhor todos os módulos do Apache que estão disponíveis aconselho visitar a página oficial com o Índice de Módulos com seus nomes e descrição de funcionalidades.

 Os comandos deverão ser executados via terminal sempre usando o sufixo sudo antes da execução.

Sintaxe para ativar e desativar módulos Apache

Para ativar um módulo usamos o comando a2enmod que significa a2 (apache2) – en (enable) – mod (modulo) , tradução de baixo nível “apache2 ativar modulo”:

Para desativar um módulo usamos o comando a2dismod que significa a2 (apache2) – dis (disable) – mod (modulo) , tradução de baixo nível “apache2 desativar modulo”:

 

Para finalizar com um exemplo prático podemos ativar o módulo expiresbasicamente tem como finalidade controlar as configurações do tempo de expiração para cabeçalhos HTTP.

Ativando

Desativando

 

Observação: Sempre que ativarmos ou desativarmos módulos no apache é necessário reiniciar o serviço para que o módulo seja carregado ou descarregado:

 

Por hoje é só pessoal, se gostaram dessa dica compartilhem nas redes sociais abaixo ..

Post relacionado:  DSN PDO - diversos bancos de dados | Dica

Até a próxima!

Show Buttons
Hide Buttons