Página Inicial do LAMP no Linux

Visite nosso blog parceiro Ubuntu para Programadores

pagina-inicialO intuito deste artigo não é escrever nada muito extenso e muito menos explicar funções ou códigos de programação, o objetivo desse artigo é simplesmente disponibilizar para comunidade uma pequena funcionalidade que sentia falta quando estava usando meu Ubuntu ou Fedora para desenvolvimento com PHP.
 
Para quem trabalha com Windows e usa o XAMPP ou o WampServer para programar com PHP isso para ser normal, aquela página inicial quando acessamos o endereço http://localhost/. 
 
Página inicial do XAMPP
 
 
 
Página inicial do WampServer
 
Geralmente essas página iniciais exibem versões do PHP, Apache e MySQL, listam os diretórios e contém informações sobre extensões habilitadas e etc. Pessoalmente gosto muito da página inicial do XAMPP, acho ela bem completa, mas no linux na maioria da vezes não temos essas facilidades.
 
Até existe versão do XAMPP para Linux, mas pessoalmente sempre trabalhei com instalações separadas do PHP, Apache e MySQL em minhas distribuições. Só que quando acessamos o localhost de uma distribuição Linux normalmente nos deparamos com uma página branca “meio deprimente” listando os diretórios dentro do nosso /www na forma de links.
 
 
Então em um belo domingo a tarde, para variar sem nada para fazer e como vocês sabem mente de programador sempre está ocupada com alguma ideia, mesmo que seja idiota srsrsr. Pensei hoje vou construir uma  página dessas para o Linux. Depois de algumas horas de trabalho surgiu a minha página inicial personalizada para Linux, não sei se atende as necessidades de todos, mas pelo menos as minhas atendeu então gostaria de compartilhar com os colegas que usam Linux o link do github desse projeto.
 
Para usá-la é muito simples, basta copiar as pastas img, css e os arquivos index.php e phpinfo.php para a raiz do seu diretório de trabalho do Apache que em algumas distribuições é “www/” em outras é /www/html/ devido a essa discrepância de diretórios raiz é necessário alterar na primeira linha do index.php uma constante “define(“PATH”, “/var/www/html/”);” informando o diretório raiz da distribuição, agora você digita http://localhost/ e será exibida a página conforme imagem abaixo:
 
 
 
Coloquei nessa página algumas informações que considero essenciais para o meu dia a dia de desenvolvimento, como extensões habilitas, versões do Apache, PHP e MySql e claro links para os meus diretórios de trabalho. Existem melhorias que podem ser feitas mas deixo o colega leitor a vontade para clonar o meu repositório no github e aplicar as devidas alterações. 
 
Bom pessoal é isso, hoje foi bem curto e objetivo mesmo, estou compartilhando com a comunidade esse projeto e quem quiser postar um comentário fique a vontade.
 
Até a próxima …
 
 

 

Post relacionado:  Baixar e Instalar Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no Ubuntu
Tags:
Show Buttons
Hide Buttons