Criando tabela de partição no Ubuntu durante instalação

Visite nosso blog parceiro Ubuntu para Programadores

Criando tabela de partição no Ubuntu durante instalaçãoOlá pessoal, o tema de hoje é criação da tabela de partição no Ubuntu durante o processo de instalação, esse assunto gera muitas dúvidas principalmente em usuários novatos quando estão instalando pela primeira vez o Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux. Eu mesmo no início da minha caminhada com Linux na época do falecido Conectiva Linux tive muitas dúvidas com isso, particionando várias vezes errado.

Esse post tem como objetivo passar uma breve introdução sobre os diretórios mais indicados para serem particionados e como criar essa tabela de partições no Ubuntu no momento da instalação, as dicas descritas abaixo não exigem do usuário conhecimentos avançados em linux.

 

No final do post tem um vídeo onde é detalhado o processo de instalação, particionamento e reaproveitamento dos arquivos do diretório /home.

Definição de partição

Partição de HD

Para entender melhor sobre partições encontrei uma breve definição que achei simples:

“Uma partição é uma divisão do espaço de um disco rígido (SCSI ou ATA). Cada partição pode conter um sistema de arquivos diferente. Consequentemente, cada partição podem ser instalado um Sistema Operacional sendo possível portanto a convivência de vários Sistemas Operacionais na mesma unidade de disco.” Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Árvore de diretórios linux

Abaixo segue uma imagem explicando basicamente para que serve cada diretório no linux, atenção para os diretórios \boot e \ home.

Árvore de diretórios Linux

Tabela de partição no Ubuntu

Durante o processo de instalação do Ubuntu podemos optar pela opção de instalação automatizada onde o instalador fica encarregado de gerenciar o particionamento do HD, nesse caso o sistema de instalação avalia o tamanho disponível no HD e realiza os particionamentos. Funciona muito bem essa automatização, principalmente para os usuários iniciantes, a opção de instalação automática cria apenas 2 partições:

  • /
  • swap
Post relacionado:  GREP - pesquisar palavras e arquivos no linux | Dica

Uma sugestão de particionamento muito utilizada na comunidade linux e também nas minhas máquinas é criarmos partições separadas para os seguintes diretórios:

  • /boot
  • /home
  • /
  • swap 

Vantagens em particionar diretórios

Esse modelo de particionamento é apenas uma sugestão que atende muito bem usuários comuns, mas existem diversas combinações possíveis que podem variar de acordo com a necessidade do sistema. Existem casos onde o diretório /tmp é particionado, até alguns servidores WEB que preferem separar o diretório /var por causa da pasta www onde ficam todos os sites hospedados e várias outras situações.

Nesse modelo proposto de particionamento cito 2 vantagens:

  1. Isolar o diretório /boot dos demais, esse diretório abriga o gerenciador de boot GRUB e o kernel do sistema. Basicamente ele é encarregado de dar o arranque no sistema operacional então merece um cuidado especial.
  2. No diretório /home ficam gravados todos os arquivos criados por usuários (imagens, vídeos, músicas e etc.) e também arquivos de configuração como imagem do plano de fundo da área de trabalho, tema visual para o sistema e etc. Quando queremos atualizar a versão do Ubuntu basta formatar a partição / e /boot, com isso todos os arquivos e configurações são mantidos no diretório /home ao reiniciar a máquina com a nova versão do Ubuntu, como será demonstrado no vídeo no final do post.

Acredito que o mais difícil já foi explicado acima, para demonstrar todos os passos em imagens ficaria muito extenso o post, então no vídeo abaixo demonstro como montar esse particionamento, instalando o Ubuntu 14.04 e reaproveitando a partição \home para atualização do Ubuntu 15.04.

 

Bom pessoal, nesse post demonstrei como podemos criar a tabela de partição no Ubuntu durante a instalação e reaproveitar esse particionamento para futuras atualizações do sistema. Se você gostou desse post compartilhe nas redes sociais!

Post relacionado:  Novidades no Ubuntu 14.04 (Trusty Tahr)

Até a próxima …

Tags:
Show Buttons
Hide Buttons