Configurando Virtual Host no Ubuntu em 10 passos

Visite nosso blog parceiro Ubuntu para Programadores

Criando Virtual Host no UbuntuNeste artigo vou demonstrar como configurar um virtual host no Ubuntu, é bem simples apesar de muitos acharem complexo essa prática em distribuições linux.
 
Podemos usar virtual hosts para simular URLs do nosso projeto como se o mesmo estivesse hospedado em um servidor WEB, sendo acessado através de um domínio por exemplo “dominio.com.br”. 
 
 
Alguns posts sobre Linux que podem interessar:
 

O que é Virtual Host?

Consiste na capacidade de acessar seus projetos localmente na pasta /var/www de maneira diferente da tradicional. Geralmente usamos a url http://localhost/minhapasta/index.php para acessar projetos localmente, após a configuração de um virtual host poderemos acessar usando uma url que simula um domínio, por exemplo http://www.william.com.br

 

Configurando Virtual Host no Ubuntu

1 – É necessário que o usuário já tenha o servidor apache instalado, para habilitar o recurso de redireccionamento é necessário habilitar o módulo rewrite em seguida devemos reiniciar o servidor apache, com os seguintes comandos.

 
2 – Agora temos que editar o arquivo default que está no diretório /etc/apache2/sites-available/, alterando AllowOverride None para AllowOverride All e reiniciando o servidor apache novamente, com o seguinte comando:

 

3 – Vamos criar uma pasta dentro do diretório /var/www/ com o nome ProjetoVirtualHost, dentro desta pasta será criado uma arquivo index.php com o seguinte código:

Post relacionado:  Página Inicial do LAMP no Linux
index.php

 

4 – Acessar o diretório /sites-available/ via terminal:

 
5 – Criar um arquivo com o nome william, pode ser outro nome que seja mais intuitivo com o seu projeto, nesse caso estou seguindo o exemplo:

Dica: Você pode usar o editor de sua preferência, no meu caso é o gedit.

 

6 – Digitar o seguinte conteúdo nesse arquivo:

O DocumentRoot deve apontar para pasta do seu projeto e o ServerName é informado qual url irá acessar esse conteúdo.
 
 
7 – Agora vamos ativar esse arquivo virtual host no apache, com o comando:

 

8 – Navegar até o diretório /etc e abrir o arquivo hosts:

 

9 – Acrescentar a seguinte linha no início do arquivo:

 

10 – Recarregar as configurações do Apache:

 
Pronto, vamos acessar no navegador com a url http://www.william.com.br:
Bom pessoal, nesse artigo demonstrei como configurar um virtual host no apache com o sistema operacional Ubuntu, observem que é bem simples. Acessei a url localmente sem a necessidade de adquirir um domínio ou testar diretamente no servidor de hospedagem.
 
Até a próxima …
Show Buttons
Hide Buttons