Ler e escrever no formato JSON com PHP

Ler e escrever no formato JSON com PHPHoje vou demonstrar como ler e escrever no formato JSON usando o PHP, essa necessidade tem se tornado cada vez mais frequente nos dias atuais.

Isso porque temos diversas APIs espalhadas pela WEB onde o tráfego de informações ocorre sempre no formato JSON, além de requisições AJAX que também suportam esse formato e ajudam muito no momento de exibir dados com JavaScript.

Outros posts sobre PHP que podem interessar:

Dicas de Segurança com PHP

Importar planilhas do Excel com PHP

Aprenda como ler arquivos XML com PHP

Definição do formato JSON

“JSON (JavaScript Object Notation – Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca de dados. Para seres humanos, é fácil de ler e escrever. Para máquinas, é fácil de interpretar e gerar. Está baseado em um subconjunto da linguagem de programação JavaScript, Standard ECMA-262 3a Edição -Dezembro – 1999. JSON é em formato texto e completamente independente de linguagem, pois usa convenções que são familiares às linguagens C e familiares, incluindo C++, C#, Java, JavaScript, Perl, Python e muitas outras. Estas propriedades fazem com que JSON seja um formato ideal de troca de dados.” Fonte: http://www.json.org/json-pt.html

Exemplo-formato-json

Exemplo-formato-json

Com essa breve definição para os leitores que ainda não tinham contato com o formato JSON já fica mais fácil entender porque esse formato se tornou muito popular para troca de informações, pois no passado o formato XML sempre foi o preferido mas atualmente alguns especialistas consideram esse formato pesado se comparado ao JSON.

Felizmente o PHP trabalha muito bem com o formato JSON, possuindo funções nativas tanto para leitura quanto para escrita. Nesse post vou demonstrar 2 exemplos de como escrever arquivos no formato JSON com PHP, depois vamos ler esses mesmos arquivos usando PHP também.

Escrever no formato JSON

1 Exemplo :- Vamos escrever dados em JSON e gravar em um arquivo “cadastro.json“, esse dados contém código, nome e telefone fictícios, vamos usar a função nativa do PHP json_encode():

Nosso arquivo “cadastro.json” deve ficar com esse formato após a gravação, podemos observar que ele não fica identado, nos exemplos de leitura identei para demonstrar melhor a estrutura.

 

2 Exemplo :- Agora vamos montar um arquivo JSON “contatos.json” com mais detalhes, inclusive contendo objetos dentro de objetos e um identificador para os dados:

O formato do nosso arquivo “contatos.json” deve ser como exibido abaixo, podemos observar novamente que ele não fica identado, nos exemplos de leitura identei para demonstrar melhor a estrutura.

 

Ler formato JSON

1 Exemplo :- Temos um arquivo chamado “cadastro.json“, nele temos informações como código, nome, telefone do clientes no formato JSON:

Agora vamos ler esse arquivo com PHP utilizando a função json_decode():

 

2 Exemplo :- Nesse exemplo vamos ler um arquivo “contatos.json” JSON mais complexo, contendo identificador e mais de um telefone por contato, o que torna a leitura mais “chata” porém nada assustador pois temos tudo o que precisamos no PHP:

Usando a mesma função json_decode() vamos percorrer o objeto de retorno mas agora vamos acessar o identificador “Contatos” e para cada objeto contato temos 1 objeto “telefones” contendo números de telefone:

 

Com isso pessoal chego ao fim desse post, o formato JSON se mostra muito leve e como já foi dito é independente de linguagem o que facilita sua interoperabilidade principalmente para WebServices. 

Código Fonte dos Exemplos (1200 downloads)

Espero que tenham gostado e até a próxima …

Tags:
Show Buttons
Hide Buttons