Framework CodeIgniter não foi descontinuado

Framework CodeIgniter não foi descontinuadoComo já havia prometido em postagens anteriores, vou começar a escrever posts sobre o framework CodeIgniter e hoje vou falar sobre a confusão que está ocorrendo na comunidade PHP desde que o projeto desse framework mudou de “casa”.

Em 2006 a empresa EllisLab fundou o projeto CodeIgniter e durante 8 anos implementou melhorias no framework chegando até a versão 2.x, esse framework desde o início sempre se mostrou como sendo bem simples porém poderoso e com uma curva de aprendizado muito pequena, bastava baixar e começar a desenvolver.

Mas em 2014 a Ellislab publicou um post anunciando que estava a procura de uma nova “casa” para o projeto do CodeIgniter, entre os motivos dessa mudança estavam a questão financeira e a falta de atenção que estava sendo direcionada para o CodeIgniter.

Mesmo não havendo nada de concreto, essa notícia caiu como uma “bomba” na comunidade PHP, causando um certo “pânico” em profissionais que estavam iniciando ou dando manutenção em aplicações que usavam CodeIgniter. Isso deu início em um processo de procura para alternativas de outros frameworks, na maioria das vezes foi escolhido o excelente framework Laravel.

Casa nova para o Framework CodeIgniter

Em Outubro de 2014 a própria EllisLab anunciou que tinha escolhido a nova casa do CodeIgniter e seria a BCIT — British Columbia Institute of Technology (atual mantenedora do projeto), após a mudança foram implementadas melhorias na versão 2.x e em 2015 foi lançada a versão 3.x que vem sofrendo melhorias constantes.

As novas features implementadas na versão 3.x Change Log.

Nessa página o leitor pode encontrar dicas de como migrar da versão 2.x para versão 3.x Upgrading from 2.2.x to 3.0.x.

Em nenhum momento foi mencionado que o CodeIgniter seria DESCONTINUADO, mas mesmo assim ainda em 2015 leio em fóruns na WEB e ouço de profissionais da área que afirmam veemente que o framework CodeIgniter foi descontinuado.

Espero que, com as informações e links postados aqui os profissionais que ainda tem dúvidas sobre o cenário atual do CodeIgniter mudem de ideia.

Post relacionado:  Edição - Sistema de Cadastro com PHP + PDO e MySQL

Até a próxima …

Show Buttons
Hide Buttons