Baixar e Instalar Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no Ubuntu

Baixar e Instalar Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no UbuntuOlá pessoal nesse primeiro post de 2016 vou demonstrar como baixar e instalar o Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no Ubuntu 14.04 LTS.

Como havia comentado em posts anteriores, nesse ano de 216 darei início na publicação de alguns posts usando frameworks, mesmo o objetivo do blog sendo para iniciantes tenho recebido solicitações para escrever posts usando alguns frameworks do mercado. Outro motivo é a postagem de códigos utilizando o padrão de arquitetura MVC (Model-View-Controller), o qual basicamente separa a camada com a lógica da aplicação da camada de visualização e deixa o código mais organizado.

Outros posts sobre CodeIgniter que podem interessar:

Baixar e Instalar Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no Ubuntu

Framework CodeIgniter não foi descontinuado

Composer

Composer é muito utilizado atualmente como gerenciador de dependências em projetos PHP, praticamente todos os frameworks do mercado trabalham com essa ferramenta para gerenciar suas dependências o que facilita muito a manutenção de projetos.

CodeIgniter

O framework CodeIgniter está na versão 3.0.3 e vem passando por diversas melhorias depois que mudou de casa, considero um excelente framework com muitas funcionalidades para quem está começando além de possuir boa curva de aprendizado.

Twig

Twig é um template engine muito utilizado principalmente pelo framework Symfony mas podemos usar o mesmo com outros frameworks do mercado, a ideia dessa biblioteca é usar templates na camada de visualização sem utilizar tags PHP.

O objetivo desse post é demonstrar como baixar e instalar o Composer, através dele baixar e configurar o CodeIgniter e o Twig, vamos testar se tudo ficou funcionando mas não vamos desenvolver nada complexo após essa instalação!

Instalação do Composer 

A instalação do Composer é o ponto inicial pois com ele vamos baixar a versão mais recente do CodeIgniter e também a biblioteca Twig.

Post relacionado:  GREP - pesquisar palavras e arquivos no linux | Dica

1 – Vamos baixar o Composer via terminal “Ctrl+Alt+T” no Ubuntu:

Instalacao-composer 

2 – Após o download as funcionalidades do Composer ficam acessíveis apenas na pasta onde ele foi baixado, no meu caso “/home/william/“, então vamos mover ele para uma pasta com acesso global:

Acesso-global-composer

 

3 – Pronto a partir de agora podemos acessar o Composer independente do diretório que estivermos:

Acessando-composer-globalmenteObservação: Por padrão o Composer sempre baixa os pacotes dos repositórios do Packagist, é raro mas podem existir pacotes que ainda não estão nesse repositório. 

 

Download do CodeIgniter

1 – Usando o Composer vamos baixar as dependências e já criar um projeto com Codeigniter na nossa pasta “www“, o nome da pasta onde será baixado o CodeIgniter será “meu_projeto”:

Baixando-CodeIgniter-com-Composer

 

2 – Para verificar se está tudo em ordem com o CodeIgniter vamos acessar o projeto via Browser:

Testando-CodeIgniter

Download e Configuração do Twig

Nativamente o CodeIgniter não funciona com Twig, então vamos baixar uma biblioteca codeigniter-ss-twig para poder “acoplar” o Twig ao CodeIgniter.

1 – Navegue até o diretório do projeto, no meu caso “/home/william/Dropbox/www/meu_projeto” e execute o comando abaixo para baixar a biblioteca e o Twig. Observem na imagem do terminal que essa biblioteca já possui no composer.json um require para baixar a versão mais recente do Twig.

Baixando-Twig

 

2 – Após o download vamos rodar o comando abaixo para copiar o script “Install.php” que foi baixado via Composer para a pasta “application/libraries/” do CodeIgniter:

Post relacionado:  Corrigir charset em páginas PHP

Copiando-arquivo-twig

 

3 – Agora vamos fazer um ajuste no arquivo “application/config/config.php” alterando o valor da configuração “$config[‘composer_autoload’]“, para que o CodeIgniter utilize também o “autoload.php” do Composer para carregar as classes necessárias, nesse caso o Twig:

Alterando-Configuracao-Autoload-Composer

 

4 – E para finalizar as configurações vamos informar ao CodeIgniter para que seja carregado a biblioteca do Twig automaticamente, para isso vamos adicionar o valor “twig” na propriedade “$autoload[‘libraries’]” dentro do arquivo “application/config/autoload.php“:

Carregar-library-twig

 

Testando CodeIgniter com Twig

1 – Para testar o Twig no CodeIgniter é simples, vamos editar o controller “Welcome.php” que está dentro da pasta”application/controllers”, vamos enviar uma variável “texto” contendo uma string para nossa View. A sintaxe para carregar um template Twig é um pouco diferente:

 

2 – Agora vamos criar um arquivo “template.twig” dentro da pasta “application/views” observem a extensão “.twig”. Nos templates Twig usamos “{{}}” para exibir valores de variáveis, nesse caso o controller vai enviar uma variável com o nome “texto”:

 

3 – Agora se abrirmos novamente o browser e acessarmos o projeto:

Testando-Twig-CodeIgniter

Bom pessoal com isso chego ao fim desse post, os tópicos abordados (Composer, CodeIgniter e o Twig) podem ser usados individualmente ou em conjunto nos projetos, o objetivo é que o leitor saiba como instalar no Ubuntu.

Post relacionado:  DSN PDO - diversos bancos de dados | Dica

Demonstrei nesse post muito pouco sobre template engine Twig, ele é muito poderoso então seria importante acessar a documentação oficial para ter o conhecimento necessário sobre suas várias funcionalidades.

Espero que tenham gostado e até a próxima …

Show Buttons
Hide Buttons