TDC 2016 São Paulo – Trilha Modern WEB

TDC 2016 São PauloOlá pessoal, hoje vou postar um breve resumo sobre a trilha Modern WEB da TDC 2016 evento que ocorreu em São Paulo no sábado (09/18).

Para quem não conhece ainda, o evento The Developer Conference (TDC) é realizado em 3 estados do Brasil anualmente:

  • Florianópolis – SC
  • São Paulo – SP
  • Porto Alegre – RS

Esse foi meu segundo ano de participação nesse evento, no TDC são realizadas várias palestras com diferentes temas e plataformas, sempre organizadas por trilhas.

Ano passado participei da trilha PHP, esse ano procurei diversificar e escolhi a trilha Modern WEB onde a proposta foi demonstrar novidades que envolvem o desenvolvimento WEB.

 

Organização do Evento

Na minha opinião a organização do TDC 2016 é sempre um ponto alto que merece elogios, atrasos sempre ocorrem em qualquer evento, mas não vejo grandes problemas.

Todas as trilhas possuem pelo menos 2 coordenadores que sempre estão disponíveis para tirar dúvidas, mesmo que você esteja perdido existem identificações nos andares e uma equipe de apoio para orientar.

O local do evento como sempre foi na faculdade Anhembi que possui excelentes instalações com muito espaço livre, estacionamento (Pago) na frente do evento facilita muito.

 

Palestras Modern WEB

1 – BaaS Firebase Novidades do AngularJS 2.0

A primeira palestra seria com o tema “Baas Firebase”, mas infelizmente o palestrante por motivos de saúde não pode comparecer, uma pena pois esse tema é muito atual.

Mas não ficamos no prejuízo,  pois o coordenador Nicolas Takashi assumiu essa vaga e fez uma apresentação sobre as novidades do AngularJS 2.0.

Essa apresentação está disponível no SlideShare, já tenho acompanhado essa nova versão do AngularJS 2.0 que promete mudanças extremamente impactantes, principalmente para quem já conhece o AngularJS 1.X.

No blog do Nicolas Takashi existe muito material sobre esse tema, por isso ele demonstrou muito conhecimento ao apresentar essas novidades com boa didática.

Post relacionado:  HTTP2 promessa de melhorias e a realidade SPDY do Google

O principal ponto da palestra foi a frase “A migração do AngularJS 1.X para o AngularJS 2.0 não será tranquila“, na WEB existem vários posts afirmando que as aplicações escritas em AngularJS 1.X poderão ser migradas facilmente para o AngularJS 2.0.

 

2 – HTTP / 2

Eu tinha muito interesse nessa palestra pois a quase 2 anos atrás escrevi um post “HTTP2 promessa de melhorias e a realidade SPDY do Google“, na época era uma promessa e hoje em dia já temos vários servidores e browsers na WEB suportando HTTP/2.

O palestrante Gabriell Nascimento também foi muito feliz nas comparações e exemplos, principalmente na demonstração das novidades do novo protocolo HTTP/2.

É impressionante ver que o ganho de performance pode chegar a 50% no load das páginas, na palestra foi feito uma demonstração do carregamento de uma imagem comparando a versão atual do protocolo e a nova versão.

Tenho certeza que quando essa nova versão do protocolo HTTP for 100% implementada, nossas aplicações e páginas WEB serão muito mais poderosas.

 

3 – Progressive WEB Apps

Esse tema me agradou muito pois ainda não conhecia, a palestrante Maria Clara Santana trouxe experiência de outros eventos dedicados a esse assunto.

A ideia é transformar nossas páginas WEB em WEB Apps com diversos recursos como Push Notification, funcionamento offline, criação de ícones nos Smartphones e muito mais.

Um ponto importante é destacar que o objetivo não é substituir os aplicativos nativos ou híbridos, mas sim tornar a experiência do usuário mais agradável com aplicações WEB em Smartphones.

A maioria dos navegadores modernos já estão dando suporte nos novos recursos, vale a pena dar uma olhada nas demos que Google está disponibilizando.

 

4 – WEB Moderna além do Front-End  com AngularJS

Palestra muito interessante, na minha opinião retratou a enorme evolução que estamos sofrendo no desenvolvimento WEB, palestrante José Roberto Araújo muito experiente em tecnologias Microsoft e Open Source.

Post relacionado:  10 Boas Práticas de Programação

O objetivo da palestra foi demonstrar as diferentes tecnologias que podem estar envolvidas em sistemas com grande demanda de acessos.

Algumas citações sobre cenários onde a plataforma da “moda” NodeJS não é a mais indicada, porém pode trabalhar em parceria com outras tecnologias para produzir bons resultados.

Nessa palestra surgiu uma novidade interessante framework Aurelia, que aparece como mais uma opção para desenvolvimento Front-End.

 

5 – Entendendo React e Reatividade

Essa talvez foi a palestra que menos absorvi conhecimento, talvez por ser muito teórica, mas não foi culpa do palestrante que infelizmente não tenho o nome.

Traz um paradigma conhecido como programação reativa, em Setembro de 2014 foi escrito um manifesto (Reactive Manifesto) detalhando as diretrizes desse conceito e também falou um pouco de framework React.

No meu entender o objetivo desse paradigma é desenvolver aplicações com resposta rápidas, auto recuperáveis, escaláveis e com baixo acoplamento.

Apesar de não ser um paradigma novo, pois já está circulando na WEB desde 2013, acredito que requer mais tempo de entendimento dos desenvolvedores

 

6 – WEB API e Angular no Dieta Saúde

Aqui começou uma rodada de palestras rápidas com tempo de apenas 15 minutos, o palestrante Rodolfo Fadino Junior trouxe um case sobre o portal Dieta e Saúde.

Ele falou um pouco sobre a experiência da empresa que optou em desenvolver parte do portal baseado em APIs, pessoalmente uma arquitetura que gosto muito.

Foi bem rápido, mas foi possível entender um pouco sobre como a separação das aplicações em diferentes APIs foi um sucesso para o portal e suportando alta demanda de acessos.

 

7 – TypeScript em aplicações modernas

Essa foi outra palestra rápida de 15 minutos e novamente com o coordenador da trilha Nicolas Takashi, trazendo um pouco sobre a linguagem TypeScript.

Post relacionado:  Arquivos .htaccess do Apache para que servem e como funcionam? Confira nesse post como criar e configurar regras no seu arquivo .htaccess

Com a nova versão do AngularJS saindo, a linguagem Type Script tem ganhado muito espaço no mercado, pois é a linguagem mais indicada para o desenvolvimento do AngularJS 2.0.

O palestrante demonstrou algumas características interessantes do TypeScript, principalmente em comparação com a linguagem JavaScript.

 

8 – Esqueça Grent e Gulp. Webpack e NPM rule them all!

Essa foi a última das palestras mais curtas de 15 minutos, o palestrante Derek Stavis trouxe a ideia de automatização de tarefas no  Front-End.

O objetivo é executar tarefas como minificação de arquivos CSS e JavaScript de maneira mais simples, usando Webpack e NPM.

Nos tempos onde temas como otimização do tempo e performance das aplicações WEB são muito difundidos, achei a proposta interessante para ser mais aprofundada.

 

9 – Otimização Prematura: A Raíz de Todo o Mal

Essa foi a última palestra do dia e na minha opinião a melhor de todas, o palestrante Fábio Akita conseguiu prender atenção de todos quando já estávamos cansados, usando muita irreverência e didática.

Achei o tema excelente e merecia mais tempo, na minha opinião muitos clientes ou gerentes de projeto deveriam assistir essa palestra.

Objetivo foi demonstrar vários cenários onde o pensamento constante em otimização e redução de custos traz na verdade aumento dos custos e malefícios.

O palestrante passou uma ideia muito legal de que durante a crise não vamos focar em cortar custos com otimizações, mas sim aumentar as receitas com novas funcionalidades. 

 

Conclusão

Analisando os conhecimentos obtidos, posso garantir que frequentar esse ano a TDC 2016 foi muito mais lucrativo do que a trilha que frequentei no ano passado.

Nada contra a trilha PHP, mas esse ano trouxe uma bagagem maior de novidades em ferramentas e conceitos absorvidas na trilha Modern WEB.

Espero que tenham gostado, até a próxima …

Show Buttons
Hide Buttons