Servidor SSH instalando e configurando no Ubuntu Server (Parte 2)

Visite nosso blog parceiro Ubuntu para Programadores

Servidor SSH

Assunto de hoje é servidor SSH, dando continuidade na série de artigos sobre como configurar um servidor Linux rodando Ubuntu Server, vamos falar hoje sobre a instalação e configuração de um servidor SSH.

 
Com certeza você deve estar se perguntando …
 

Para que serve um servidor SSH?

É muito importante poder administrar um servidor linux remotamente, o serviço de SSH permite fazer o acesso remoto ao console de sua máquina, em outras palavras, você poderá acessar sua máquina como se estivesse conectado localmente ao seu console (substituindo o rlogin e rsh). A principal diferença com relação ao serviço telnet padrão, rlogin e rsh é que toda a comunicação entre cliente/servidor é feita de forma encriptada usando chaves públicas/privadas RSA para criptografia garantindo uma transferência segura de dados.
 
Outros posts sobre Ubuntu Server que podem interessar:
 
Estou presumindo que o leitor possua um breve conhecimento sobre o editor de textos “vi”, pois o mesmo será utilizado para edição de arquivos quando necessário.

 

Instalando e configurando servidor SSH
1 – Para instalar o sevidor SSH no Ubuntu Server, basta digitar no terminal do servidor o comando:

 
2 – Após finalizado a instalação vamos editar o arquivo /etc/ssh/sshd_config, lembrando que não temos interface gráfica, utilize o editor de texto de sua preferência no meu caso será vi:

 

Vamos apenas retirar o comentário “#” da linha 71, com isso podemos customizar o arquivo issue.net com uma mensagem de saudação quando logarmos de outra máquina:

 

Edição arquivo sshd_config



 

Post relacionado:  Criando tabela de partição no Ubuntu durante instalação

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – Agora vamos editar o arquivo issue.net e adicionar uma mensagem de saudação:

  

Edição arquivo issue.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 – Para finalizar vamos reiniciar o serviço SSH com o seguinte comando:

 

Ambiente de teste

Servidor – Ubuntu Server 12.04 (Máquina virtual, placa de rede em modo Bridge)
Cliente 1 – Windows Seven (Máquina virtual, placa de rede em modo Bridge)
Cliente 2 – Fedora 18 (Máquina física)
Observação: Meu roteador está configurado como servidor DHCP e fornece endereços IP automaticamente para todas as máquinas.
 
Dica: O foco do artigo não é ensinar configuração do virtualbox, mas para efetuarmos os testes é necessário que as placas de rede das máquinas virtuais estejam configuradas em modo Bridge, dessa maneira todas as máquinas estarão com a mesma máscara de rede.
 
Acessando nosso servidor SSH pelo Fedora 18 informando usuário@IP_Servidor via terminal, será solicitado a senha do usuário que possui conta no servidor, observem a mensagem que configuramos.

 

Testando conexão SSH no terminal do Fedora

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acessando nosso servidor SSH via Windows Seven utilizando o programa PuTTY, basta clicar no executável do programa, informar o IP do servidor e pressionar o botão Open:

Testando conexão SSH com programa PuTTy no Windows

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Será aberto um prompt onde informamos usuário e senha que possuem conta no servidor:

Testando conexão SSH no terminal do Ubuntu Server
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Bom pessoal, demonstrei nesse artigo como instalar, configurar e acessar um servidor SSH no Ubuntu Server, foi possível acessar remotamente o servidor pelo Windows Seven com o auxílio do programa PuTTY e também acessar via terminar do Fedora. É claro que existem diversas configurações que podem ser feitas no servidor SSH, como restringir o acesso para apenas um usuário, mas deixo aberto essas possibilidades para serem configuradas conforme a necessidade do administrador.

Pessoalmente uso bastante esse tipo de acesso SSH, pois como visto acima podemos ter acesso ao servidor de qualquer máquina da rede, sendo Windows XP, Windows Seven ou qualquer distribuição Linux.

 
Até a próxima …
Post relacionado:  GREP - pesquisar palavras e arquivos no linux | Dica
Tags:,
Show Buttons
Hide Buttons