(Parte 4) Configurando servidor FTP (proftpd) no Ubuntu Server

Visite nosso blog parceiro Ubuntu para Programadores

Dando prosseguimento nos artigos sobreproftpd a série de artigos para configuração de um servidor com Ubuntu Server, hoje vamos instalar e configurar um servidor FTP utilizando o programa proftpd. Ele é um dos servidores FTP mais utilizados em distribuições Linux além de ser estável e de fácil configuração, assim nosso servidor Ubuntu também irá possuir a funcionalidade de servidor FTP.
 

Definição de Servidor FTP:

Servidor FTP é um servidor que fornece, através de uma rede de computadores, um serviço de acesso para usuários a um disco rígido ou servidor de arquivos através do protocolo de transferência de arquivos File Transfer Protocol. Seu acesso pode ser feito por qualquer usuário da rede ou reservado (com pedido de login e senha). O servidor FTP utiliza o protocolo FTP via navegador ou via cliente ftp dedicado. A diferença de servidor FTP para FTP é que o servidor é um software produzido para promover o gerenciamento FTP e o FTP já é um protocolo de transporte adquirido através do servidor para acesso a certos dados.
 
Para configurar o proftpd temos que editar o arquivo /etc/proftpd/proftpd.conf, da mesma forma que smb.conf do Samba existem diversas configurações que podem ser feitas nesse arquivo, para o nosso objetivo serão poucas.
 
Outros posts sobre Ubuntu Server que podem interessar:

Instalação do Ubuntu Server 12.04 LTS

Configurando servidor WEB (Apache, MySQL e PHP) no Ubuntu Server

Servidor SSH instalando e configurando no Ubuntu Server

 

Instalando e configurando Proftpd 

1 – Vamos instalar o programa proftpd com o seguinte comando:

Durante a instalação será questionado sobre o modo como o proftpd será executado, é aconselhável selecionar standalone pois o modo inetd costuma dar problema.

2 – Editar o arquivo /etc/proftpd/proftpd.conf  com configurações básicas:

Post relacionado:  (Parte 1) Instalação do Ubuntu Server 12.04 LTS

Detalhamento das configurações:
ServerName=> Nome do Servidor
ServerIdent=> Identificação do servidor, será exibida durante o login
UseIPV6 => Desabilita o uso de IPV6
DefaulRoot => Permiti acesso somente ao diretório do usuário logado

3 – Reiniciar o serviço proftpd:

4 – Vamos criar uma conta de usuário, automaticamente será criado uma pasta no diretório /home com o nome do usuário, assim podemos testar o acesso FTP:

 

Ambiente de teste
Bem simples, vamos aos testes com o cenário que estamos utilizando nos artigos:

Servidor – Ubuntu Server 12.04 (Máquina virtual, placa de rede em modo Bridge)
Cliente 1 – Windows Seven (Máquina virtual, placa de rede em modo Bridge)
Cliente 2 – Fedora 18 (Máquina física)
Observação: Meu roteador está configurado como servidor DHCP e fornece endereços IP automaticamente para todas as máquinas.
Vamos utilizar o software cliente FTP Filezilla no Fedora e no Windows Seven, através dele poderemos testar a comunicação FTP com o nosso servidor que acabamos configurar, onde iremos acessar a pasta do usuário que criamos. Para testar basta informamos o IP do servidor, usuário (programador1), senha (123456) a porta por padrão será 21 mesmo que nada seja informado e ao final clicar no botão “Conexão rápida”.
 
Windows Seven:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fedora 18:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observem que nas imagens selecionei os dados de acesso que foram utilizados, na parte de baixo a mensagem de saudação que foi configurada e o usuário que criamos no início do artigo. Essa configuração só aceita acessos de usuários com conta no servidor, mas existe a possibilidade de aceitar acessos anônimos também.

Post relacionado:  Permissão para arquivos na pasta /www linux

Bom pessoal, nesse artigo demonstrei como instalar, configurar e acessar um servidor FTP no Ubuntu Server. Esse tipo de funcionalidade ainda é muito utilizado por desenvolvedores de softwares e sites, apesar de parte da comunidade apoiar o uso do Git como ferramenta de versionamento e transferência de arquivos, mas fica a dica até como transferência de arquivos com outras finalidades.

Até a próxima ..

Show Buttons
Hide Buttons