5 itens iniciais para configurar no CodeIgniter 3

5 itens iniciais para configurar no CodeIgniter 3Olá pessoal no post de hoje vou demonstrar 5 itens inciais para se configurar no CodeIgniter 3 após baixá-lo, ainda não vamos desenvolver nada de especial mas o objetivo é deixar o material de como iniciar com o CodeIgniter, pois em 2016 teremos muitos posts sobre esse framework.

CodeIgniter está na versão 3.0 atualmente, considero ele um dos framewroks mais simples para aprendizado do mercado, porém possui diversas funcionalidades, além de ser relativamente simples de configurar após o download que pode ser feito via Composer ou pelo próprio site oficial do CodeIgniter.

Outros posts sobre CodeIgniter que podem interessar:

Baixar e Instalar Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no Ubuntu

Framework CodeIgniter não foi descontinuado

Antes de iniciar segue nosso ambiente de teste, baixei os arquivos do CodeIgniter e coloquei dentro de uma pasta “codeigniter“:

estrutura-pastas-application

Não é necessário seguir a ordem de execução dos 5 itens que estou postando, pois são configurações independentes entre si.

Itens para Configurar no CodeIgniter 3

1 – Baixar tradução de mensagens e configurar language

O CodeIgniter por default vem com todas as mensagens em Inglês, mas podemos baixar o arquivo para o idioma português na seção de downloads..

Após baixar e descompactar o arquivo de tradução podemos renomear a pasta “language” para “pt-Br“, depois copiar essa pasta para o diretório do CodeIgniter “application/language/“.

E informar para o codeigniter alterando o aquivo “application/config/config.php” na propriedade “$config[‘language’]”:

 

2 – Remover “index.php” da URI

No segundo item vamos remover o “index.php” das URIs, o primeiro passo é editar o arquivo “application/config/config.php” alterando a propriedade “$config[‘index_page’]” e deixando sem valor:

Agora vamos criar um arquivo “.htaccess” na raiz do nosso projeto, ou seja, fora da pasta “application”, esse arquivo tem a finalidade de nos ajudar a esconder o “index.php” das URIs.

Post relacionado:  Dicas de Segurança com PHP

Observação: Para que as urls amigáveis funcionem é necessário que o módulo mod_rewrite esteja habilitado no servidor WEB.

Para ativar o mod_rewrite no Ubuntu leia o post Configurando Virtual Host no Ubuntu e execute apenas os passos 1 e 2 citados no post.

 

3 – Configurar chave para encryption_key

Esse item é mais uma questão de segurança, devemos informar uma cadeia de strings (chave de encriptação) para encriptar os dados quando for necessário trabalhar com encriptação em nossa aplicação usando library “encription”.

Vamos adicionar essa chave com valores aleatórios no arquivo “application/config/config.php” na propriedade “$config[‘encryption_key’]”, uma dica é gerar um hash MD5() de strings e números desordenados e copiar esse valor para propriedade:

 

4 – Configurar default_controller

No quarto item vamos informar ao CodeIgniter qual será o nosso Controller default quando nenhuma URI for digitada, seria a mesma ideia do “index” como página inicial.

Alteramos o arquivo “application/config/routes.php” na propriedade “$route[‘default_controller’]”, no meu caso estou dizendo que o Controller “Admin” é o meu default então sempre que nada informado na URI será carregado o método “index” desse Controller.

 

5 – Configurar conexão com banco de dados

E por último e muito importante, vamos configurar nossa conexão entre o CodeIgniter e nosso banco de dados, afinal sem isso não tem sentido em usar um framewok.

Como os leitores do meu blog já sabem, gosto de trabalhar com a biblioteca PDO e para minha felicidade o CodeIgniter suporta essa biblioteca.

Então vamos configurar os dados da conexão no arquivo “application/config/database.php”, importante informar na propriedade “dbdriver=pdo” e passar o dsn como é feito normalmente em conexões usando PDO:

Post relacionado:  Baixar e Instalar Composer, CodeIgniter 3 e o Twig no Ubuntu

 

Bom pessoal é isso, passei dicas de como configurar no CodeIgniter 5 itens que considero básicos para iniciar o desenvolvimento de aplicações, claro que o leitor pode ter outras necessidades como envio de e-mail e etc.

O CodeIgniter traz muitas funcionalidades e constantemente vem recebendo melhorias e modificações em seu “core”, vale a pena ficar de olho nas novidades, em breve teremos mais posts sobre esse assunto.

Até a próxima ..

Show Buttons
Hide Buttons